Facebook
YouTube
Home   Sem categoria “Histórias Para Pensar” escritas por jovens autores – Oliveira de Azeméis

“Histórias Para Pensar” escritas por jovens autores – Oliveira de Azeméis

No dia 26 de outubro de 2018, no Cine-Teatro Caracas, em Oliveira de Azeméis, o Centro de Formação de Associação de Escolas AVCOA, no âmbito da sua parceria com a IPSS AJUDARIS, dinamizou um espetáculo solidário onde foi apresentado o livro do projeto “AJUDARIS’18 em Oliveira de Azeméis, Histórias para pensar, escritas por jovens autores” abraçando o mote “O Património”.

Nesta belíssima festa de lançamento, contamos com a preciosa presença da Fundadora da Ajudaris, a Psicóloga, Rosa Mendes, do Diretor do Centro de Formação AVCOA, Professor José Rosa, da Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Professora Isabel Pardal, em Representação da Caçarola, Dr.ª Joana Marques, da revisora dos textos, Escritora Ana Paula Oliveira e do Senhor Vereador da Educação da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Dr. Rui Cabral.

Este projeto que acontece de dois em dois anos, consistiu na elaboração de uma obra coletiva onde as crianças e jovens do concelho fizeram emergir, das raízes da sua alma, as mais esplendorosas dedicatórias aos antepassados das suas localidades. Esta Pequena Grande obra, forjada e ancorada nos saberes transmitidos pelo património imaterial e material do concelho relembra-nos que as crianças e jovens conseguem mobilizar energias e sinergias naturais capazes de estabelecer teias e redes de conhecimento significativo e importante para as suas vidas e para a vida da Comunidade Local.

E tanto que aprenderam com os materiais elaborados e apresentados para a construção desta obra!

E como aprender significa também comunicar eis que estes pequenos grandes escritores se transformaram em grandes atores quando, com orientação das/os professoras/es, ousaram apresentar as suas produções literárias à comunidade do concelho, num grandioso espetáculo, na sua mais elevada e complexa forma de utilização das diferentes linguagens, que deixaram marcas em cada um dos seres humanos presentes, neste sublime momento de partilha do trabalho desenvolvido.

Estas experiências culturais sustentam ferramentas preciosas que permitem conhecer, pensar e intervir no mundo. Por isso, é importante que as diferentes individualidades do Concelho de Oliveira de Azeméis estejam atentos, participem, divulguem e apoiem estas iniciativas pois a solidariedade é uma forma de viver a cidadania, é uma forma de envolver, recriar, construir e reconstruir um saber que se pretende ser extensível a toda a comunidade. Na comunidade constroem-se as asas daqueles/as que palmilharão os caminhos do mundo.

Para animar a festa contamos com as brilhantes atuações dos alunos e professor do Conservatório de Dança do Norte – CDN, da Fábrica das Artes – Escola de Dança, da Etapas e Passos – Associação Cultural, Recreativa e Social de Arada, do Infantário da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, do Agrupamento de Escolas de Loureiro, do Agrupamento de Escolas de Fajões, do Agrupamento de Escolas Soares Basto e do Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho, que encheram de alegria este lançamento

A toda a comunidade escolar envolvida, em especial aos pequenos grandes autores, professores solidários e encarregados de educação fazemos o nosso agradecimento especial.

OBRIGADO OLIVEIRA DE AZEMÉIS, por esta linda festa de lançamento. Vamos fazer voar as histórias mágicas e solidárias a todas as casas que deixarem entrar a magia da solidariedade e da ajuda ao próximo!

Estamos juntos!

Mais fotos desta belíssima festa em:

https://drive.google.com/drive/folders/1u-CPzSeGQzstY5yB9–BmILbCfyJqIFL

Sem Título

 

22

 

44

 

Comments are closed.

Parceiros