Home   Sem categoria Testemunho Colégio Luso-Internacional do Porto.

Testemunho Colégio Luso-Internacional do Porto.

CLIP

As grandes oportunidades para ajudar os outros raramente acontecem, mas as pequenas surgem todos os dias.

O Projeto “Histórias da Ajudaris” é uma iniciativa de incentivo à leitura, à escrita e de ajuda aos que mais precisam.

Tudo começa na sala de aula perante uma folha branca e um turbilhão de ideias associado a uma tema. Com a orientação das professoras, as ideias seguem um percurso que as leva até à folha pousada na secretária. A viagem é agora solitária, mas autónoma e gratificante.

Jovens autores, como artistas iluminados, entram num mundo de fantasia onde “as histórias são pinceladas com as cores mágicas da escrita”.

Viver esta aventura e poder viajar, lado a lado, com os nossos alunos por onde a imaginação permite, é uma experiência extraordinária. Apesar desta ligação com a escrita fazer parte do quotidiano de qualquer professor, esta atividade adquire um significado especial porque está revestida de solidariedade.

O Clip abraçou, pela primeira vez, esta causa em 2013. As preocupações ambientais foram o tema de todo o trabalho desenvolvido. Desde aí, nunca mais conseguimos ficar indiferentes. Já é uma tradição.

Das palavras se fazem histórias que refletem a visão destas crianças sobre o mundo. Esta visão foi cristalizada pelos desenhos realizados por outros alunos que participaram também no projeto.

Pensamos ter alcançado o objetivo primordial: ajudar outras crianças, “pintar sorrisos de esperança” na tentativa de se construir um mundo melhor.

Como lemos numa das histórias, as palavras podem mudar o mundo. Esse é o seu maior poder!

Ana Isabel Macedo

Carla Ferreira

Isabel Sousa

– CLIP –

 

Comments are closed.

Parceiros