Facebook
YouTube
Home   Sem categoria VIII Colóquio Internacional Ler e Ser-Educação para a Paz – Agradecimento

VIII Colóquio Internacional Ler e Ser-Educação para a Paz – Agradecimento

Na manhã do dia 21 de outubro realizou-se o nosso VIII Colóquio Internacional Ler e Ser-Educação para a Paz.

Gostaríamos de agradecer à nossa querida Professora Sónia Cruzeiro pela realização da abertura e condução de todo o encontro.

Agradecemos ainda de coração cheio aos oradores da sessão de abertura. À Dra Rosa Mendes , ao Doutor Pedro Felício, ao Doutor João Miguel Gonçalves e Doutor Fernando Paulo. Proporcionaram-nos incríveis testemunhos sobre o tema “Paz”.

Com enorme alegria ouvimos de coração cheio a oradora da Conferência Inaugural Ler e Ser- Educação para a Paz, Doutora Ilda Figueiredo que transmitiu palavras e ações concretas em prol de uma comunidade mais coesa.

Agradecemos à Professora Susana Baião que moderou a conferência da Pedagogia da Emoção de uma forma dinâmica e divertida juntamente com o Doutor Alfredo Leite, ao qual estamos gratos pelo esforço e pela felicidade e boa disposição pela qual dinamização a conferência e pelo envolvimento dos participantes.

O nosso muito obrigada ao Professor Luis Castanheira que moderou e orientou a conferência “O importante não é o que temos, mas sim o que fazemos com aquilo que temos”, com o Doutor Diamantino Ribeiro, que abriu um espaço de questões e ideias sobre a felicidade “Grata por este pequeno momento de felicidade. Refere que o bem-estar é um estado que se treina, para si, como podemos ensinar os nossos alunos a treinar para este bem-estar em sala de aula? E concretizou a forma como os professores chegam ao bem-estar na sala de aula.

Um enorme obrigada à Dra. Eduarda Ferreira que abrilhantou o nosso VIII Colóquio Internacional Ler e Ser- Educação para a Paz.

Agradecemos ainda à Educadora Rosa Montez que dinamizou um momento de partilha de histórias e excertos que suscitaram a curiosidade dos nossos participantes. Vamos construir pontes de diálogo invés de muros.

À Professora Patrícia Fernandes e aos jovens autores o nosso sentido agradecimento por realizarem um momento acolhedor com doçura e genuinidade infantil com os seus testemunhos sobre como ser leitor nas várias ações dinamizadas na escola e família e sobre a participação no Projeto das Histórias da Ajudaris. Finalizaram com um momento musical enternecedor

.Agradecemos igualmente à Educadora Fátima Teixeira que mostrou a importância da leitura e da escrita nas crianças hospitalizadas no Serviço de Pediatria do Hospital Padre Américo de Penafiel bem como todas as ações que realiza nesse âmbito.

O nosso muito obrigada por todos os testemunhos!

Tivemos a oportunidade de assistir a um workshop fantástico dinamizada pela Dra Lara Barradas, que nos fez viajar pelo “Laboratório de Escrita Criativa”, onde deu abertura aos participantes para interagirem de forma ativa com textos e valorizou o trabalho realizado pelos professores.

Com o coração repleto de alegria agradecemos à ilustradora Evelina Oliveira, pela dinamização e elaboração de um “Pássaro Articulado– a personagem como filtro de narrativas”.

A Professora Doutora Paula Vaz explorou o tema das Dificuldades da Aprendizagem partilhando com as participantes estratégias que permitem aos professores e educadores auxiliarem as diferentes dificuldades de aprendizagens dos alunos. Foi um workshop espetacular pelo agradecemos todas as partilhas!

Obrigada às duas dinamizadoras do workshop sobre o nosso Historiómetro, Nuiarte e Professora Sónia Oliveira, que demonstraram que o Historiómetro é uma ferramenta excelente paras trabalharmos a leitura e a escrita com os mais novos tanto na sala de aula como também em casa com as famílias.

 

Comments are closed.

Parceiros